O que é PSICOPEDAGOGIA ?

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quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

ATIVIDADES DE MÚSICA PARA EDUCAÇÃO INFANTIL

A música representa uma importante fonte de estímulos, equilíbrio e felicidade para a criança. Assim, na Educação Infantil os fatos musicais devem induzir ações, comportamentos motores e gestuais (ritmos marcados caminhando, batidos com as mãos, e até mesmo falados), inseparáveis da educação perceptiva propriamente dita.
         Onde o seu papel é muito importante na educação das crianças, pois contribui para o desenvolvimento psicomotor, sócioafetivo, cognitivo e lingüístico, além de ser facilitadora do processo de aprendizagem. A musicalização é um processo de construção do conhecimento, favorecendo o desenvolvimento da sensibilidade, criatividade, senso rítmico, do prazer de ouvir música, da imaginação, memória, concentração, atenção, do respeito ao próximo, da socialização e afetividade, também contribuindo para uma efetiva consciência corporal e de movimentação.


v     BERÇÁRIO (0 A 1 ANO):
Luva dos sininhos: uma luva de linha e nos dedos guizos.
Músicas relaxantes envolvendo massagem falada.
Colchão de balão: um colchão de tnt e dentro balões. As crianças irão se movimentar encima e de repente alguns balões estora.

v     MATERNALZINHO (2 A 3 ANOS):
História da serpente: as crianças em círculo e a professora no meio da roda iniciam a canção e quando chegar na parte “você também” a mesma a ponta a criança que deverá passar por baixo da suas pernas e irá para trás formando um trem.
Música: essa é a história da serpente,
Que desceu do morro
Para procurar um pedaço do seu rabo
Você também, Ti,ti
Você também, ti,ti
Faz parte do meu rabão,ao,ao.

v     MATERNAL (3 A 4 ANOS):
Brincando com fitas de papel crepom: sacudir conforme o ritmo da música;

Jogo do veículo: posicione o grupo em círculo, com todos os componentes sentados. Distribua sons correspondentes à buzina, motor, breque, entre outros. Explique que cada um deles deve reproduzi-los, enquanto você simula a direção do veículo. Diga que o mesmo poderá parar se faltar a simulação sonora.

v     JARDIM (4 A 5 ANOS):
Envelope mágico: um envelope pardo decorado e dentro imagens de animais ou objetos que possuem música.

Rasgando papel em diferentes velocidades (desta forma produz sons diferentes)

v     PRÉ-ESCOLAR (5 A 6 ANOS):
         Separe os alunos em duplas: um aluno emite sons enquanto que o outro responde imediatamente com o corpo/movimento ao som proposto. Como se fosse um “boneco movido ao som” Os dois são criativos neste caso, quem faz o som e quem, responde. Inverta os papéis e repita o exercício formando novas duplas. O professor pode exemplificar fazendo sons diferentes para estimular os alunos: sons estridentes, sons relaxantes, sons calmos, sons aflitivos... Avaliação Ao final do exercício retorne a roda inicial para fechar a aula, propondo nova reflexão: Existiram dificuldades? Quais? Qual a preferência: fazer o som ou ser o boneco? Foi diferente fazer com uma dupla e com outra? O que foi diferente? Peça alguns exemplos de sons que geraram movimentos “interessante/esquisitos/engraçados/legais.”É importante que o professor observe os alunos durante todo o tempo, intervindo sempre que achar necessário: estimulando, dando apoio técnico (indicado faltas e/ou outros caminhos), percebendo dificuldades.
Jogo da linguagem sonora – separe o grupo em duplas. Depois, coloque uma criança em frente à outra para começar a conversa sonora. Se um participante der três batidas no peito, uma na boca e outra na palma da mão, quem estiver posicionado à sua frente, deve responder a própria habilidade ou a combinação prévia do jogo.

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