O que é PSICOPEDAGOGIA ?

O que é PSICOPEDAGOGIA ?

quinta-feira, 29 de novembro de 2012

APRESENTANDO UM POUCO DO NOSSO TRABALHO:




A Recriar é um espaço especializado em atender crianças e adolescentes que apresentam dificuldades na aprendizagem procedente de fatores neurológicos, emocionais ou cognitivos (como, TDAH, síndromes, inadaptação escolar, Dislexia, transtornos globais do desenvolvimento, entre outros). Temos como proposta desenvolver o potencial de cada criança, oferecendo atividades que buscam ampliar o desenvolvimento emocional, cognitivo e as relações com os outros.
         Os atendimentos psicopedagógicos são feitos semanalmente e individual.
Junto aos atendimentos, realizamos orientações a pais e a escola, buscando sempre uma parceria de sucesso.
Além disso, propiciamos momentos de reflexão com profissionais na área da educação e estudantes, oferecendo oficinas pedagógicas, assessorias e consultorias.     
Para as crianças que estão no processo de alfabetização, apresentamos como estratégica de estimulação as Oficinas de Aprendizagem que ocorre semanalmente e em pequenos grupos.
         O sucesso das pessoas, por sua vez, depende cada vez mais de oportunidades para aprender e de um ambiente favorável ao pleno desenvolvimento de suas potencialidades. Por isso, estamos presentes para melhor atendê-lo.
Oferecemos descontos a escolas e outros.

INFORMATIVO 12.2012


Para 2013, a RECRIAR está planejando diversas atividades no seu cronograma, incluindo:
*      Mini-palestra GRATUÍTA para pais ou responsáveis na sua escola com o tema: Educação Infantil: Pra que te quero? – demonstrando a importância da Educação Infantil, incluindo informações relevantes aos pais sobre a rotina e funcionamento da sua escola.
*      Oficina para educadores e ou estudantes em universidades, escolas e na própria sede da Recriar com assuntos variados: hora do conto, como trabalhar no berçário; desenvolvimento infantil  X ação pedagógica; artes; trabalhando a integração da equipe, com Professor, emoção e criança; motricidade fina e ampla; letras no mundo infantil  entre outros.
 Para o mês de maio: grávidas em ação; mães e filhos.
Outubro: Mundo das crianças;
*      Oficinas semanais para crianças na fase da alfabetização com idade entre 6 a 9 anos.
*      Atendimento clínico Psicopedagógico.
*      Assessoria e Consultoria Institucional focado na Educação Infantil.
*      Apoio ao atendimento a educação especial.
Estes e muitos outros eventos que acontecerão neste próximo ano.Agendem uma visita de nossa consultora pedagógica e assim, conheça a proposta de cada atividade escolhendo a melhor para sua empresa. Teremos o prazer de fazer parte do seu crescimento.

quarta-feira, 21 de novembro de 2012

segunda-feira, 5 de novembro de 2012

Silvana Lima Psicopedagoga Clínica e Institucional: MATERIAIS E ESTRATÉGIAS PARA A INTERVENÇÃO PSICOPE...

Silvana Lima Psicopedagoga Clínica e Institucional: MATERIAIS E ESTRATÉGIAS PARA A INTERVENÇÃO PSICOPE...: Quando o psicopedagogo está dirigindo sua atuação para o atendimento às dificuldades de aprendizagem precisa selecionar os materiais, as té...

Trocar fonemas: até quando é normal?


Trocar fonemas: até quando é normal?





Desvios de linguagem acontecem até os 5 anos. Saiba quais sons a criança deve aprender em cada idade

Fernanda Carpegiani

Shutterstock
Falar “elado”, como o personagem Cebolinha, da Turma da Mônica, faz parte do processo de aquisição da linguagem e é normal até os 5 anos, quando os desvios e trocas devem desaparecer completamente. Saiba quando cada som já deve estar sendo pronunciado da forma correta: 
Até os 3 anos:

/p/ como em pato; 

/b/ como em bola; 

/t/ como em teto; 

/d/ como em dedo; 

/k/ como em casa, quero; 

/g/ como em gato, gol; 

/m/ como em mamãe 

/n/ como em nada; 

/nh/ como em ninho; 

/f/ como em feliz; 

/v/ como em vaca. 
Até os 4 anos: 

/s/ como em sapo, céu, escola; 

/z/ como em zebra, casa; 

/ch/ como em xícara, chuva; 

/j/ como em janela, gelo; 

/tch/ como em tia 

/dj/ como em dia 

/r/ como em arara; 

/R/ como em rato, carro; 

/-R-/ como em porta, amor (dependendo da região). 

Até os 4 anos e 6 meses 
Encontros consonantais (planta, prato) 



Fontes: Anelise Junqueira Bohnen, fonoaudióloga e presidente do Instituto Brasileiro de Fluência, e Ignês Maia Ribeiro, fonoaudióloga e diretora Educacional do Instituto Brasileiro de Fluência – IBF